segunda-feira, 15 de novembro de 2010

5 questões fundamentais de marketing, segundo Kotler

Galera do marketing, foi realizada uma entrevista para o site exame.com com Philip Kotler, onde ele afirma que as redes sociais, sustentabilidade, inovação, clientes e desafios da profissão são temas fundamentais ao marketing.
Quando o perguntam sobre o comportamento do consumidor, ele afirma que os consumidores estão comprando mais por menos, estão adiando suas compras de bens duráveis mais caros como carros, móveis e eletrodomésticos para as necessidades diárias.
E fala também sobre a inovação das empresas, criando por exemplo uma linha de produtos de custo mais baixo e que ofereçam benefícios similares às versões mais caras ou ainda lançar embalagens menores de seus produtos que sejam mais acessíveis, já que as pessoas estão optando por marcas mais baratas.
Quando é perguntado sobre as redes sociais, Kotler diz que os consumidores estão criando perfis no Facebook e no Twitter, criando redes de relacionamento e procurando informações sobre experiências de produtos e serviços de outros consumidores em suas redes sociais, e provavelmente ele dará mais valor à opinião de seus amigos do que aos anúncios. Assim as empresas devem tomar cuidado pois as conversas nas redes sociais incluem opiniões favoráveis e desfavoráveis a respeito das marcas, além de discussões sobre os méritos de seus produtos e de suas marcas.
Kotler responde a questão de sustentabilidade dizendo que muitas empresas acreditam que a sustentabilidade é um custo que irá prejudicar seus lucros, mas isso só acontece quando a empresa tem que pagar por um sistema, sendo que existem outros esforços a favor da sustentabilidade que podem melhorar a lucratividade. Ele diz que é preciso distinguir entre ações de sustentabilidade que representam economia de dinheiro e aquelas que demandam gastos, mas que vale a pena quando se consegue manter uma boa opinião do cliente em relação às empresas.
Na última pergunta da entrevista, Kotler diz que as empresas são surpreendidas quando elas perdem os clientes que se diziam satisfeitos, isso por que algum concorrente está atendendo melhor as necessidades daquele clientes, satisfazendo-o mais, seja pela venda a um preço inferior ou oferecendo serviços e recursos de melhor qualidade. Está cada vez mais difícil conquistar a fidelidade dos clientes, por isso descubra os pontos fracos de sua empresa e como está desapontando seus clientes antes que seus concorrentes o façam.


Essas foram as principais respostas de Philip Kotler para a entrevista do site exame.com, sobre as cinco questões de marketing fundamentais nos dias hoje.


até a próxima!

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