sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Motivação X Incentivo

Nem sempre as campanhas motivacionais trazem o retorno esperado pelas empresas, por isso, é mais que necessário entender a forma de trabalho da equipe.
É comum serem feitas palestras e workshops de motivação, que vão de empresas até indústrias.  Mas muitas vezes o incentivo se confunde com a motivação por tratar do mesmo objetivo, que é aprimorar, aperfeiçoar um serviço ou produto oferecido no mercado. “A motivação é a evolução do incentivo e não só meta e premiação. É aprendizado e reconhecimento também”, diz um proprietário de uma agência de publicidade.
A motivação é um ciclo obrigatório, as pessoas consomem muito através dela e do incentivo, mas a diferença é que: “A motivação vem de dentro para fora e o incentivo vai de fora pra dentro”. As duas formas de se trabalhar podem ser consideradas estímulos para as empresas, mas o incentivo é um combustível para motivar. A  comunicação tem como obrigação gerar a motivação.
A cultura motivacional empresarial deve ser inserida em grandes e pequenas empresas, contanto que seja percebida a necessidade de implantação deste sistema. Muitas vezes a interatividade com o público é o carro chefe de campanhas motivacionais.
O conceito de motivação se consolidou quando era reconhecido o trabalho de seus colaboradores com explicações e detalhes. “Não havia o hábito do chefe reconhecer o trabalho do funcionário. Hoje, eles sabem que o reconhecimento tem muito valor e é uma tendência”, garante o dono da agencia.

Uma campanha de motivação deve criar estímulos no trabalho, pois são fundamentais para gerar retorno. Todos os profissionais envolvidos na campanha precisam estar motivados desde o início para que o resultado seja alcançado.
O mercado atual conhece e usa diversas ferramentas que podem ser usadas na motivação. É cada vez mais comum as empresas romperem as barreiras devido à importância de não focar em apenas uma ferramenta, as empresas e marcas estão num processo para se reinventarem.


Este texto foi retirado do site Mundo do Marketing. Para ler a matéria na íntegra, acesse: http://www.mundodomarketing.com.br/
Até a próxima =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário